IMG_8351.JPG

Caminhos

por Marcia
Ferreira

Marcia Ferreira, 27 anos, é de Caririaçu (CE). Graduada em Design de Produto com ênfase em Joias pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), é designer de joias e ourives na cidade Juazeiro do Norte, centro de referência
em joalheria no estado.

Em um dos meus primeiros projetos, realizado em 2016 durante a minha graduação, busquei investigar o contexto das romarias e do catolicismo popular. Os fiéis possuem características únicas, cada narrativa uma descoberta. Decidi  trabalhar com os acontecimentos existentes no cotidiano da minha cidade, apresentando a  expressividade da fé e da devoção dos peregrinos por meio de imagens cartográficas, materializadas em adornos corporais.

A proposta foi desenvolver uma coleção de joias experimental a partir das interações dos romeiros com a cidade de Juazeiro do Norte (CE), queria compreender o contexto religioso das romarias com o intuito de identificar e materializar os locais percorridos pelos fiéis durante as peregrinações. As romarias geram uma grande repercussão na cidade, que se tornou um importante centro religioso do Brasil.

 

No Cariri, o foco é o milagre de 1889 operado por Padre Cícero Romão Batista, sacerdote e autor do fenômeno da hóstia, que aconteceu durante a comunhão quando o “corpo de Cristo” transformou-se em “sangue de Cristo”. Sabemos que este acontecimento foi o grande marco que deflagrou as ondas de visitação ao Padre Cícero.

Neste sentido, para a concretização das trajetórias dos peregrinos, foi realizado um mapeamento pelo Google Maps, uma vez que essa ferramenta permite a geração e representação de imagens cartográficas. Deste modo, traçamos locais, conectando-os e formando imagens que serviram de referência para a criação de 33 adornos corporais, fruto da experimentação junto aos materiais propostos e aplicando as técnicas da ourivesaria e joalheria contemporânea.

Em geral, os romeiros são oriundos de estados que compõem a ampla região Nordeste, como Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão, bem como de outras regiões do país. Chegam à cidade após percorrer longas distâncias sem medir esforços. Uns vêm para agradecer milagres alcançados, enquanto outros pedem curas e participam dos rituais eucarísticos, como missas, celebrações e procissões. Assim, o cenário das romarias em Juazeiro do Norte é considerado de modo amplo e dinâmico, já que os festejos acontecem em diversos locais da cidade e extrapolam para municípios vizinhos.

A projeção se deu a partir da imersão no âmbito das romarias, a partir de dois parâmetros de análises e sínteses, no qual foi aplicado um questionário junto ao objeto de estudo nas proximidade dos espaços sagrados onde há ampla concentração de fiéis.  Buscamos descobrir diferentes grupos de romeiros e suas subjetividades em templos sagrados, mercados, parques, dentre outros.

Se inscreva para receber mais novidades
  • Instagram

IDEALIZAÇÃO: CHRISSIE BARBAN & JOSETTE BARBAN | DIREÇÃO DE ARTE: POHL | REDAÇÃO: LEANDRO BUARQUE