IMG_2976.JPG

O avesso

por josette barban

Depois da exposição “Pandemia, Pandemônio, Pândega”, que atingiu mais de 10 mil acessos, o NÚCLEO Galeria abriu a segunda exposição online chamada “Avesso”, que estará aberta ao público até janeiro de 2021. Além de expor e valorizar a joalheria contemporânea, desvendando os processos criativos por trás da arte, esse espaço democrático permite ainda a comercialização da produção dos artistas selecionados.

 

Avesso retrata a joia arte imersa num conjunto complexo de identidade construtiva, imaginária e polêmica, que enfatiza a reviravolta formal, visual e mental como processo para desvendar os sintomas submersos do joalheiro investigador das próprias narrativas, dissolvendo as incertezas  e transgredindo ideais formais pré-estabelecidos.

 

Avesso contesta o rotineiro, descarta o entorno pragmático e consagra a reversibilidade como potência. No abismo da inquietação, o avesso é exposto, as raízes se mostram, o fugaz torna-se perene, o que espeta não fere, a trama tem desfecho e o emaranhado não tem nó. Desocultação do sujeito que se põe a aspirar a si próprio: pele para dentro, órgãos e ossos à mostra. Palavras ancoradas de frases soltas têm sentido. Esferas que rodam se amoldam, o que importa está por trás.

 

Avesso mostra a joia arte como repertório dos questionamentos internos do artista joalheiro na contemporaneidade. Símbolos, lugares de memória e cultura, segmentados para ver o de sempre de outra forma.

Se inscreva para receber mais novidades
  • Instagram

IDEALIZAÇÃO: CHRISSIE BARBAN & JOSETTE BARBAN | DIREÇÃO DE ARTE: POHL | REDAÇÃO: LEANDRO BUARQUE