PEDRAS.webp

O CAMINHO DAS PEDRAS

por LUIZA HERMETO

Os astronautas contam que ver a terra de longe traz uma nova perspectiva sobre ela, uma viagem pode mudar uma vida e a percepção sobre algo. Uma das experiências mais incríveis que já tive na vida foi visitar a maior feira de pedras preciosas do mundo, Tucson Gem and Mineral Show que acontece desde 1955 em Tucson, no Arizona. 

Tive algumas pistas da grandiosidade do evento, mas só entendi quando cheguei lá. São 46 locais de exposição diferentes e simultâneos, cada um desses locais com centenas de expositores. Pedras preciosas e minerais, brutos, lapidados, colecionáveis, museus, apresentações culturais, livros, ferramentas e tudo que se possa imaginar relacionado ao tema.

O excesso me desconcertou um pouco e quando o deslumbramento passou vieram questões. A sensação era de que as gemas e os minerais estavam pedindo ajuda, como se eles quisessem significar, sair dali pra ganhar sentido.

Deixo um chamado pra joalheiros, criadores, artistas pra amar mais a terra. Acredito que, através do nosso trabalho, podemos discutir criticamente o assunto, questionar, valorizar e respeitar o nosso território. Sejamos gentis com a nossa natureza.